Criando oportunidades para mim mesma.
- Renata Carvalho
- Aug 15, 2024
- 3 min read
O cético é uma pessoa que não acredita, que duvida ou se apresenta como incrédulo e descrente.
Por muito tempo eu não acreditava que eu poderia me tornar alguém que não era eu mesma. Nós seres humanos temos em nós pensamentos muito íntimos e que nos fazem sentir inferior ou duvidar de nossa própria capacidade.

Sentimentos como desejar ser outra pessoa ou desejar o que o outro tem, já passaram pela cabeça de muitas de nós. E não há nada errado nisso!
Se espelhar em algúem de modo à admirá-lo é uma forma de alimentar o desejo de ser melhor!Se você alimenta esse desejo e não faz por onde se tornar melhor, de nada adianta! Aí vira inveja… o que não é um sentimento muito bom, te puxa pra baixo.
Apesar de todo ceticismo, sou uma pessoa positiva, sempre penso que dará certo e tenho tido muita sorte na vida por pensar assim, talvez um pensamento positivo atraia acontecimentos positivos… enfim, um dia pode ser que o universo me ouça, se eu gritar?
O que acontece é que sempre fui capaz de criar minhas próprias oportunidadesde maneira instintiva, uma voz interior que nós mulheres temos mas não escutamos e, melhor, correndo atrás de dar uma ajudinha para o destino.
Para criar oportunidades precisamos ter confiança no que fazemos e principalmente ter uma ideia clara sobre o que queremos por parte do outro, que pode ser até o universo.
Por exemplo, vou contar pra você uma história real que aconteceu recentemente quando eu voltava para o mercado depois de passar 4 anos vendendo yatchs na Europa, sim! Enquanto estive lá casada e cuidando do bebê, tratei de ajudar meu companheiro a vender os barcos dele e dos amigos pelo ebay, maior marketplace multiseguimentos do mundo.
Mas essa é outra história.
Auto confiança e Coragem não são sentimentos que você nasce com eles não, essa história narra uma situação em que, do nada, em uma conversa no elevador, executei:
Criei uma intenção na minha cabeça imediatamente;
Despertei no outro a curiosidade sobre como eu poderia contribuir,
Criei a oportunidade de ser ouvida,
Criei uma conexão com o problema da pessoa e com confiança, me dispus a ajudar,
Relacionei o problema da pessoa ao meu know-how,
Como criar oportunidades de forma prática?
Primeira coisa que eu faço é estar sempre atenta aos acontecimentos, ouvir as pessoas, co-relacionar seus stakeholders com as ofertas do seu negócio, serviço ou produto que você vende e seus objetivos para com aquela empresa ou pessoa:
Exemplo: Tenho interesse de me conectar com um grande investidor, vou pesquisar onde ele frequenta, quem está na sua rede, pesquisar se sua tese de investimento tem a ver com meu negócio, daí vou me empenhar para provocar uma conexão/um acaso com aquela pessoa… muitas vezes vc pode dar a sorte de enviar uma mensagem privada no linkedin e o cara te responder, mas não conte muito com isso.
Indentificar possibilidades de conexão de tudo e em todos que te cercam, Aqui é demais pq de repente vc cria negócios e vende até o que não está na sua lista de serviços, faça isso com foco. (stakeholders, clientes, colaboradores, fornecedores)Relacionar suas intenções de maneira organizada é um bom caminho para gerar oportunidades;
Por exemplo, se você pretende algo para um mercado de nicho específico B2B , pesquise o nicho e relacione em uma lista do excel, todos os dados da empresa, nome da empresa, localização, dados de contato, nome do responsável e seu departamento, se estimule a olhar diariamente para a lista e exercitar a disciplina de ligar para pelo menos 10% deles na tentativa de um primeiro contato.
E faça um follow up de cada interação que tiver seja com a empresa ou com outras que já se relacionam com sua rede.
Criar conexões entre empresas e pessoas com o seu desejo de atingir um objetivo que te favorece ou que favorece um grupo de pessoas ou empresas. Certamente o Universo devolve para você quando suas intenções são verdadeiras e as conexões são reais e no intuito de uma parceria onde todos ganham.
Conheça minha empresa RC Conecta, empresas e profissionais que recomendamos e que são comprovadamente competentes e éticos em suas relações comerciais. rcconecta.com.br
Comments